Blog da Thais

Créditos

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Portabilidade entre Office 2000/XP/2003 e Office 2007

Eis o caso: você está na faculdade, finalizando uma parte de um trabalho, aguardando outra pessoa do seu grupo enviar a parte final por email. Quando este email chega você não consegue abri-lo, porque o Office do laboratório da faculdade é o 2000 e o do seu amigo é o 2007. Então você se desespera, se descabela, entra em transe.

Solução? Claro! A Microsoft não seria tão maluca de dar um tiro no pé tão mal dado.

Na verdade os arquivos com extensão .docx, .xlsx e as demais do Office 2007 são arquivos zipados com uma estrutura de dados dentro dele, com diretórios para imagens e a pasta principal com o texto armazenado em formato XML. Pode-se abrir com um descompactador de arquivos. Porém é um trabalho muito chato ter que fazer isso toda vez, já que o Office 2007 está cada vez mais utilizado.

Parte boa da história: neste link você encontra um pacote de compatibilidade que permite ao Office 2000, XP e 2003 abrir os arquivos gerados pelo Office 2007 diretamente e editá-los, sem artimanhas.

ATENÇÃO: este pacote ainda está na versão beta, portanto não há certeza 100% de que seu arquivo super-ultra-mega complexo, com várias macros e gráficos mirabolantes vá ser aberto sem algum tipo de falha. Na pior das hipóteses você não tira zero no trabalho!

Parte ruim: se o laboratório só tiver Office 97 (o que ainda é possível), chora! Como a Microsoft não tem mais suporte a este produto, não existe compatibilidade entre ambos.

Parte ruim II: convencer o monitor do laboratório a instalar o pacote.

Parte boa II: No nosso caso, como é um arquivo apenas, podemos apelar para outros métodos, como por exemplo o site www.zamzar.com, que além dos documentos Office, convertem outros tipos de arquivos.

Com tantas opções, não será mais possível enrolar o professor com a desculpa de que "as ferramentas que a faculdade fornecem o impossibilitaram de entregar o trabalho a tempo", e ainda chorar por alguns pontinhos pelo grande esforço de terminá-lo.

Nenhum comentário: