Blog da Thais

Créditos

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 14 de março de 2008

Operação Cola: quem cola não precisa ir para a escola

"A Polícia Federal, sob a coordenação da Delegacia de Polícia Fazendária da Superintendência Regional em Minas, deu início hoje à Operação Cola, com o objetivo de combater as vendas pela internet de diplomas universitários falsos com reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Os diplomas seriam vendidos a um preço médio de R$ 1,8 mil cada, a diversos clientes, em todo o País. (...)"




Quer notícia mais animadora do que esta? Eu, que este ano resolvi investir em um curso superior, me sinto uma complieta idiota. Vamos aos cálculos:

Mensalidade: R$ 800,00 (aprox.)
Meses: 48
Total gasto: R$ 38400,00

Levando em conta que eu não incluí o material gasto durante este período, poderíamos chegar facilmente aos 40 mil. O retorno deste investimento também é a longo prazo, portanto até conseguir um estágio isso seria somente uma despesa.

Ora, por que então eu vou gastar essa grana toda? Já tenho minha carreira, tenho minha empresa, o diploma só iria me ajudar na apresentação do meu serviço. O que, convenhamos, numa cidade pequena como a que moro pode ser feito de boca em boca. Então qual a finalidade de se fazer um curso superior?

Para mim ter nível superior passou a ser um desejo pessoal, poderia até fazer psicologia, ou qualquer outro curso fora da minha área, só para poder preencher aquelas fichas de incrição e dizer que tenho superior completo. Existe também a questão do conhecimento, saber sempre um pouco mais. A faculdade é um passo importante na vida de qualquer pessoa que queira um bom emprego. Existem excessões? Claro, mas para chegar a ser uma ela vai ter que suar muito, mostrar competência.

Toda semana os jornais apontam o índice de desemprego no país, fala-se em milhões de desempregados. Mas em nenhuma dessas notícias eu vejo uma estatística relacionando o desemprego com o nível de estudo do desempregado. É fato que o desemprego é maior para a classe que tem menos estudo. Existe desemprego em todos os níveis, mas quanto mais se estuda, menor a chance de receber um não numa entrevista.

Tudo tem que ser levado em conta, ter cursado uma faculdade também não quer dizer que a pessoa será um bom profissional, quer dizer que ela se especializou em algo, se preparou para trabalhar na área escolhida. Hoje, mais do que conhecimento vale o caráter, a dignidade da pessoa. Quem compra um diploma certamente tem muito pouco dessas características.

Além de enganar o entrevistador, a pessoa quer se enganar. Achar que merece um bom salário em cima de uma falcatrua, certamente dará errado, a menos que este lado obscuro nunca venha à tona ou a pessoa seja muito competente.

Mas que me deu uma frustração essa notícia... ah se deu!

Nenhum comentário: