Blog da Thais

Créditos

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Microresenha: O Caçacor de Andróides

Falando em ficção científica, acabei de ler o livro "O Caçador de Andróides", de Philip K. Dick. O livro é de longe bem melhor do que o filme de mesmo nome (em inglês Blade Runner).

"O Caçador de Andróides" é a história de um caçador de recompensas, como nos dias atuais, ou ainda pode-se comparar com os do velho-oeste. Uma guerra radioativa destrói a Terra, animais morrem e as águas são poluídas. A única solução é povoar a colônia de Marte. Mas nem todos podem ir para lá. Os "especiais", de baixo Q.I., são um dos que não podem ir, além dos que optam por permanecer na Terra. As pessoas ainda contam com a disponibilidade de andróides, para ajudá-los nas tarefas diárias. Mas os andróides evoluem, ao ponto de serem confundidos com humanos. Ao contrário destes, os andróides não podem viver na Terra, sua entrada é proibida. E é o trabalho de Deckard localizá-los e eliminá-los.

A trama gira em torno do conflito de Deckard sobre o método de identificação dos andróides, que não evolui tão rapidamente. A técnica da empatia, que julga-se que só humanos possuem, já não é mais suficiente, até nisso eles estão tão parecidos com os humanos. E a relação dele com uma Nexus 6, um modelo de andróide de alta tecnologia, gera todo o conflito pessoal.

O livro se passa em apenas 2 dias, ou contando em horas, nem isso. O filme é um pouco mais. Mas como sempre, eu prefiro as histórias dos livros, mais bem detalhadas e bem explicadas. A história em si é boa. Talvez até um pouco curta. A forma com que Dick escreve as sequências é bem amarrada e principalmente imprevisível.

Vale a pena ler. Eu recomendo.

Update: Só agora percebi que me esqueci do título do post. Corrigido.

Nenhum comentário: